Mestrado em Administração

Valores e Condições

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e valores do curso

1º semestre

Clusters e Redes de Negócios

Elaboração de Artigos

Empreendedorismo, Inovação e Redes

Estratégia Competitiva

Estratégia Empresarial

Estratégias para Gestão da Sustentabilidade e das Mudanças Climáticas

Gestão de Operações

Governança em Redes Organizacionais

Métodos Qualitativos I

Métodos Quantitativos I

Teoria Organizacional

Webinars Internacionais: Gestão de Redes, Inovação, Transformação Digital e Desenvolvimento Sustentável

2º semestre

Cadeia de Suprimentos

Construção Social das Práticas Organizacionais

Cultura e Poder nas Organizações e Redes

Elaboração de Projetos

Fundamentos de Administração e Redes

Inovação para Sustentabilidade

Métodos Quantitativos II

Metodologia Qualitativa II

Projetos Sustentáveis

Redes de Franquias

Redes de Políticas Públicas

Working Paper Development Seminars I

Working Paper Development Seminars II

SOBRE

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Administração é um MINTER (Mestrado Interinstitucional) ofertado pela UNIP - Universidade Paulista de São Paulo/SP e a Faculdade NOVOESTE de Campo Grande/MS. As aulas serão presenciais na sede da Faculdade NOVOESTE.


APRESENTAÇÃO

O Programa

O objetivo geral do Programa é aperfeiçoar a formação de pessoal em nível stricto sensu, capacitando-os para pesquisa, análise, produção e aplicação do conhecimento adquirido na área de Administração, em geral, e na área de concentração do programa (Redes Organizacionais), em particular, atendendo às demandas do país e da sociedade como um todo. Ao buscar isto, o PPGA pretende, por um lado, suprir demanda de pesquisadores egressos ou procedentes de outras instituições que buscam aprofundar suas reflexões teóricas, metodológicas e/ou empíricas sobre Redes Organizacionais, e atender, por outro, às necessidades de desenvolvimento dos programas da Pós-graduação Stricto Sensu da UNIP.

Público-alvo

Profissionais formados na área de Administração ou em outras áreas (engenharia, psicologia, comunicação, direito, dentre outras), mas cujo interesse seja na pesquisa de assuntos relacionados com Administração, Gestão e Organizações.

Recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES, de acordo com o Ofício CTC/CAPES de número 073/2005 de 21 de março de 2005, e reconhecido pela Portaria Ministerial de número 2.642 de 27 de julho de 2005, e pela Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação, Parecer CNE/CES de número 163/2005 de 08 de junho de 2005. Homologado pela Portaria Ministerial de número 609 de 14 de março de 2019, e pela Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação, Parecer CNE/CES de número 487/2018 de 09 de agosto de 2018, conforme publicação no Diário Oficial da União de 18 de março de 2019, Seção 1 - ISSN 1677-7042, pág. 63 e 66.


HISTÓRICO

O Programa de Mestrado em Administração da Universidade Paulista iniciou suas atividades em 1997 e foi recomendado pela CAPES em 2005, com a Área de Concentração voltada para “Estratégia e seus Formatos Organizacionais”. O propósito estava em analisar, estudar e propor teorias e modelos de estratégia e de redes organizacionais, em suas várias dimensões. Buscava pesquisar e debater teorias e práticas de empresas, associações, ONGs e governos para contribuir com o conhecimento e aprimoramento da gestão. Duas linhas de pesquisa foram construídas: “Estratégia Organizacional” e “Gestão em Redes de Negócios”. Desde então, o Programa tem se adequado e se aprimorado, seguindo as orientações e recomendações da Comissão de Área da CAPES para oferta de um curso de qualidade, formador de professores e pesquisadores atualizados e capacitados para o mercado de trabalho, e que atendam às demandas da sociedade e do país. A linha de pesquisa “Estratégia Organizacional” tratava da conciliação entre o ambiente externo e os recursos internos, estudando o modo como as organizações encaram e respondem às situações com as quais são confrontadas. Os projetos de pesquisa foram agrupados em três temas centrais: estratégia competitiva, estratégia de internacionalização e empreendedorismo. Eles se encontravam alinhados com as divisões reconhecidas pelo SMS - Strategic Management Society e pela Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD), área de Estratégia do Encontro da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD) - EnANPAD. A linha de pesquisa “Gestão em Redes de Negócios” tratava de analisar, criticar e ampliar os conceitos de redes. Tendo em vista as novas configurações de cooperação, interdependência e competição, visava desenvolver metodologias para identificar, acompanhar e avaliar os processos e o desempenho das redes nas suas várias manifestações. Os projetos de pesquisa foram agrupados nos temas de abordagem social e abordagem econômica em redes de negócios, alinhados com divisões de redes reconhecidas pela Academia em trabalhos como Granovetter (1985), Nohria & Eccles (1992) e Castells (2005).

Visando atender às recomendações da Comissão de Área da CAPES, o Programa iniciou em 2015 uma fase de transição, aprimorando sua Área de Concentração e suas Linhas de Pesquisa para o quadriênio 2017-2020. No quadriênio 2013-2016, como já salientado, a Área de Concentração do Programa foi “Estratégia e seus Formatos Organizacionais”, com duas Linhas de Pesquisa: “Estratégia Organizacional” e “Gestão em Redes de Negócios”. No quadriênio 2017-2020, propôs-se como Área de Concentração “Redes Organizacionais”.

Em sua nova configuração, surgiram novas linhas de pesquisa. A abordagem econômica de redes organizacionais resultou na linha de pesquisa “Estratégias e Operações em Redes”, que afirma que as redes são arranjos de organizações com o objetivo de diminuir os custos e a dependência de recursos das empresas. Desta forma, tanto a rede quanto cada organização poderão obter vantagens competitivas. Dentro desta abordagem, encontram-se estudos de estratégias, cadeias, clusters e operações nas redes. A abordagem social de redes organizacionais resultou na linha de pesquisa “Abordagens Sociais nas Redes”, que afirma que cada rede, seja qual for seu objetivo e sua natureza, contém uma teia de relações sociais que dirige, influencia e determina as ações, os processos, as estratégias, as decisões e os comportamentos dos atores. Mudanças nessa teia alteram os processos, a governança e os resultados das redes. Os estudos nesta área buscam correspondências entre as relações sociais e outras variáveis da rede, como estratégia, inovação, práticas de produção, governança, conteúdo, estrutura, dinâmica e resultados.

Nos últimos anos, o Programa vem trabalhando para atualizar seu NDP, realizando a seleção pesquisadores com alto potencial de pontuação, inserção internacional e desenvolvimento de trabalhos na Área de Concentração de Redes Organizacionais. Os professores líderes das linhas de pesquisa realizam agenda de encontros regulares para discutir trabalhos acadêmicos (principalmente internacionais), debater o desenvolvimento de artigos e pesquisas e planejar as disciplinas e orientações dos alunos. Uma proposta pedagógica coesa foi consolidada, visando a formação de mestres em sintonia com as demandas atuais da área de Administração. Foi reforçado o elo das atividades às linhas de pesquisa, solidificando as iniciativas propostas anteriormente e em consonância com as orientações e recomendações da Comissão de Área da CAPES.

Alguns números ajudam a ilustrar a história recente do Programa:

2013: realizadas 6 bancas de Qualificação e 6 de defesa da Dissertação.
2014: realizadas 7 bancas de Qualificação e 9 de defesa da Dissertação.
2015: realizadas 12 bancas de Qualificação e 5 de defesa da Dissertação.
2016: realizadas 32 bancas de Qualificação e 27 de defesa da Dissertação.
2017: realizadas 14 bancas de Qualificação e 18 de defesa da Dissertação.
2018: realizadas 15 bancas de Qualificação e 14 de defesa da Dissertação.
2019: realizadas 13 bancas de Qualificação e 17 de defesa da Dissertação.
2020: realizadas 19 bancas de Qualificação e 8 de defesa da Dissertação.
2021: realizadas 14 bancas de Qualificação e 25 de defesa de Dissertação.

100% de alunos contemplados com bolsa de 50% na mensalidade, além de 06 bolsas PROSUP - modalidade taxa e 02 bolsas PROSUP- modalidade bolsa.

Em 2020, o Programa aprovou o doutorado em Administração. O curso foi recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES, de acordo com a Comissão de Avaliação da área e julgado pelo CTC/CAPES, na sua 194ª Reunião, que aconteceu no período de 11 a 15 de maio de 2020.

Em 2021, o curso de Doutorado entrou em atividade com o ingresso de quatro alunos, sendo um no primeiro semestre e três no segundo semestre.


ESTRUTURA ADMINISTRATIVA

Reitora: Sandra Rejane Gomes Miessa
Vice-Reitora de Pós-Graduação e Pesquisa: Profa. Dra. Marina da Camino Ancona Lopez Soligo
Coordenadoria de Pesquisa e Pós-Graduação: Profa. Dra. Marina da Camino Ancona Lopez Soligo
Secretária de Pós-Graduação Stricto Sensu: Vera Lúcia Carlos Maia
Coordenação: Prof. Dr. Marcio Cardoso Machado
Vice-Coordenação: Prof. Dr. Victor Silva Corrêa
Secretaria: Aline Nascimento
Coordenação local: Dra. Maria Aparecida Canale Balduino


ÁREA DE CONCENTRAÇÃO E LINHAS DE PESQUISA

Área de concentração: Redes organizacionais

Busca criticar e ampliar os conceitos de redes, desenvolvendo teorias e modelos para identificar, acompanhar e avaliar o desempenho das redes nas suas diversas manifestações. Tais redes podem ser investigadas a partir de vários níveis de análise. Quando relacionado ao objeto de análise, por exemplo, a literatura enfatiza, entre outras possibilidades, a análise da organização isolada, as díades e as cadeias, para compreensão das redes das quais fazem parte, assim como a rede como um todo. Em âmbito teórico, a literatura salienta duas abordagens principais: (1) Social e (2) Econômica, que dão origem às duas linhas de pesquisa do PPG : “Abordagens Sociais nas Redes” e “Estratégias e Operações em Redes”.

Linha 1: Estratégias e Operações em Redes

No que se refere à linha de pesquisa Estratégia e Operações em Redes, esta considera os aspectos econômicos e competitivos das redes de negócios, concentrando-se em projetos de pesquisa que reforçam tais especialidades em seus pesquisadores. Os eixos temáticos dominantes são Estratégia em Redes e Operações em Redes. Estratégia em Redes envolve os principais aspectos competitivos de redes de negócios dedicados, por exemplo, à pesquisa de estratégias de internacionalização e empreendedorismo em redes de franquias e a competitividade de empresas em redes organizacionais. Já o eixo Operações em Redes abarca pesquisas sobre as relações interorganizacionais, considerando trocas físicas, informacionais, tecnológicas e financeiras em Cadeias de Valor Globais, Redes de Suprimentos, Clusters de Negócios e Arranjos Produtivos Locais.

Linha 2: Redes, Organizações e Sociedade

A linha considera que cada rede, seja qual for seu objetivo e natureza, contém uma teia de relações sociais que dirige, influencia e determina as ações, os processos, as estratégias, as decisões e os comportamentos dos atores. Mudanças nessa teia alteram os processos, a governança e os resultados das redes. Os estudos nesta área buscam as correspondências entre as relações sociais e outras variáveis da rede, como estratégia, inovação, práticas de produção, governança, conteúdo, estrutura, dinâmica e resultados.


ESTRUTURA DO PROGRAMA

O aluno deverá cursar 12 disciplinas, o que corresponde a 24 créditos, sendo:

04 (quatro) créditos em disciplina obrigatória da área de concentração;
08 (oito) créditos em disciplinas metodológicas;
04 (quatro) créditos em disciplina específica da linha de pesquisa;
08 (oito) créditos em disciplinas eletivas.

Publicação de Artigo: 08 créditos.
Defesa da Dissertação: 12 créditos.
Total de créditos para titulação: 44 créditos.
Prazo para Obtenção do Título: 24 (vinte e quatro) meses.

OBJETIVOS

Objetivo geral do Programa

Formar mestres e doutores em Administração que contribuam para pesquisa, análise, produção e aplicação do conhecimento na área de concentração do Programa, Redes Organizacionais, atendendo às necessidades de desenvolvimento dos Programas da Pós-Graduação Stricto Sensu da UNIP.

Objetivos específicos para o Programa:

Qualificar docentes, principalmente da área de Administração, para que aprimorem o conteúdo de suas disciplinas e as possibilidades de sua didática.

Desenvolver pesquisadores aptos a contribuir com o desenvolvimento do conhecimento na área de Administração, principalmente para os temas que envolvem redes organizacionais e seus desdobramentos sociais, estratégicos e operacionais.

Formar lideranças acadêmicas que contribuam com políticas científicas, tecnológicas e de qualificação profissional.

Promover a integração da UNIP com a comunidade local, a partir das pesquisas realizadas no Programa, endossando a instituição como referência para o desenvolvimento de políticas relacionadas ao desenvolvimento das redes organizacionais;

Qualificar profissionais, principalmente gestores e proprietários de empresas, para que tenham visão crítica e ferramentas práticas para o desenvolvimento de negócios e de suas relações com outros atores, tais como instituições públicas, privadas e do terceiro setor.


MISSÃO

A Missão do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Administração é promover a difusão do conhecimento nas áreas de Administração e de Redes Organizacionais, formando cidadãos qualificados e potencialmente aptos a contribuírem para o desenvolvimento do país através do aperfeiçoamento discente nos níveis de mestrado e doutorado. Isto por meio de atividades de pesquisa que se encontram em consonância com as demandas da sociedade contemporânea e do mundo do trabalho, respeitando a diversidade e cultivando a solidariedade, a inclusão, os valores humanos e a ética.


PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

O planejamento estratégico do PPG é realizado de forma estruturada desde 2013, e está vinculado ao planejamento estratégico da Pós-graduação e ao Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da própria UNIP. Revisitado anualmente, o planejamento do PPG é atualizado de maneira intensiva a cada ciclo avaliativo quadrienal. Durante o quadriênio 2013/16, fundamentado nos requisitos da CAPES, o planejamento visou estabelecer diferentes metas operacionais e individuais para cada docente do NDP com vistas à elevação do conceito do programa, até então nota 3. Tal planejamento conduziu o PPGA a um nível de qualidade superior, permitindo-o alcançar nota 4 na última avaliação quadrienal. Em 2017, reflexo do amadurecimento do PPG , o planejamento estratégico foi aprimorado, visando objetivos e metas à ampliação do conceito do programa (nota 5) e à criação do curso de Doutorado, homologado na 194ª Reunião do CTC-ES . Parecer CNE/CES nº 350/2020. Desde então, o planejamento estratégico do PPG foi novamente aprimorado para o quadriênio 2021-2024. Entre as metas para o novo quadriênio 2021-2024, estão aquelas associadas sobretudo à produção, ao intercâmbio, à formação, aos impactos acadêmico e social, à autoavaliação, e ao acompanhamento de egressos. O planejamento estratégico do PPG é realizado pela coordenação do programa em conjunto com os docentes permanentes e colaboradores.

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