Notícias

05/10/2021

Em alusão ao Dia do Professor, evento on-line debate atuação docente no pós-pandemia

De forma gratuita, iniciativa abordará temas relacionados ao retorno às aulas presenciais

Entre os dias 13 a 15 de outubro, o Sebrae, em parceria com a Faculdade Novoeste e o Portal Educação, corealiza o evento “Inova Professor”, que discutirá o momento em que as escolas vivem no retorno às aulas presenciais. A iniciativa, promovida na semana do Dia do Professor – comemorado em 15 de outubro – contará com palestras e debates gratuitos e 100% on-line, que serão transmitidos no canal da faculdade Novoeste no Youtube.

O debate abordará temas relacionados à atuação do professor no retorno às aulas presenciais e de como será o futuro da educação após a pandemia, destacando os aprendizados adquiridos durante o ensino remoto e a forma de uso das tecnologias educacionais. Para tanto, os palestrantes e debatedores estão inseridos nas principais instituições de Mato Grosso do Sul e, além disso, o evento contará com a participação de nomes importantes no cenário nacional.

De acordo com o organizador do evento pela Faculdade Novoeste, Josué dos Anjos, existe uma dúvida de como será o ensino pós-pandemia, por isso é importante discutir esses detalhes. “O que vemos é uma expectativa dos professores, pais e demais envolvidos na educação sobre como será daqui para frente. Ainda não temos a resposta, mas temos a oportunidade de conversarmos, debatermos e ouvirmos especialistas que estão envolvidos no fazer educacional, para entendermos o cenário atual e aquilo que se desponta como oportunidades futuras nas instituições de ensino,” afirma.

Para a gestora estadual do programa Educação Empreendedora do Sebrae/MS, Priscila Veloso, o evento irá trazer informações relevantes aos docentes do Estado. “O apoio do Sebrae visa trazer aos professores de Mato Grosso do Sul, mais informações sobre educação empreendedora, disruptiva e inovadora, bem como desafios educacionais do pós-pandemia, pautas que ficaram cada vez mais evidentes neste segundo semestre, com a retomada das aulas presenciais”, comentou.

Programação

Abrindo a programação do evento, no dia 13, a palestrante Débora Garofalo falará sobre “Educação Disruptiva e Inovadora”. Em 2019, Débora Garofalo foi a primeira mulher brasileira e a primeira Sul-Americana a chegar entre os top 10 do Global Teacher Prize - premiação desenvolvida pela Fundação Varkey para homenagear professores -, sendo considerada uma das 10 melhores professoras do mundo.

Já no dia 14, com o tema “Perspectivas de um novo cenário Educacional”, o evento contará com a participação de Priscila Veloso, que falará sobre Educação Empreendedora; da representante da Associação Pestalozzi, Katiane Varela, abordando Educação Especial e Inclusiva; e do professor Dejahyr Lopes, do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), falando sobre Educação Profissional. Também no mesmo dia, o representante do Tribunal de Justiça de MS (TJMS), Giovanni Figueiredo ministrará palestra sobre “Bullying nas escolas”.

Finalizando a programação, no dia 15, Marcelo Martinez (Diretor do Portal Educação), trará uma palestra sobre “Educação e os Desafios para o Futuro”. Logo após a palestra, terá um debate sobre a saúde do professor no cenário pós-pandemia, com a participação da nutricionista Yulle Barão, abordando o tema Saúde Alimentar; da psicóloga Yana Pissini, falando sobre Saúde Mental e da enfermeira Maiara Avanci, sobre Saúde Física.

Inscrições

O evento será realizado nos dias 13, 14 e 15 de outubro das 15h30 às 18h (Brasília). Para mais informações da programação e inscrições gratuitas, os interessados devem acessar o link bit.ly/inovaprofessor2021. Os inscritos receberão certificado digital de participação.

Fonte: http://www.ms.agenciasebrae.com.br/sites/asn/uf/MS/em-alusao-ao-dia-do-professor-evento-on-line-debate-atuacao-docente-no-pos-pandemia,cd206ec17915c710VgnVCM100000d701210aRCRD