Gestão Hospitalar

Duração:

6 semestres

Carga Horária:

2.640 horas - Tecnólogo

Local:

Rua Rui Barbosa, 1792, Centro, Campo Grande/MS

Mensalidade:

consulte

Faça sua inscrição

Capacitação Profissional

O Curso Superior Tecnólogo em Gestão Hospitalar tem como objetivo formar profissionais com amplo conhecimento técnico e científico, capazes de atuar de forma ética e eficaz no planejamento, organização e gerenciamento dos processos de trabalho em saúde.

Objetivos específicos:

  • Proporcionar ao acadêmico os conhecimentos teóricos e práticos necessários à formação e ao adequado desempenho do exercício profissional da Gestão Hospitalar; 
  • Instigar o futuro gestor a elaborar processos de trabalhos para dinamizar e aperfeiçoar as atividades organizacionais; 
  • Atender as demandas do mercado de trabalho formando profissionais qualificados para atuarem nos diferentes níveis de gestão das unidades de saúde, seja pública ou privada; 
  • Formar profissionais com competências técnicas, política, humana e ética com vistas a contribuir para a melhoria da assistência à saúde; 
  • Valorizar a compreensão dos diversos processos da administração e, com eficiência e eficácia, melhorar sua prática profissional. 

Mercado de Trabalho

Uma nova realidade no mercado da saúde surgiu quando o Brasil passou a receber investimentos de capital do exterior criando novas demandas e busca de revisão da necessidade de grupos de pacientes/clientes e mesmo das empresas de saúde.

O novo cenário de fusões e aquisições já está presente no estado de Mato Grosso do Sul, e vemos novos conglomerados de empresas surgirem na capital Campo Grande; novas empresas que vêm dominar uma fatia de mercado. O melhor preparo dos gestores hospitalares está mudando as características do cluster de Saúde, e faz com que haja uma melhora no trabalho da indústria da saúde, na produção e comercialização de materiais de consumo nesse mercado, novos fármacos e equipamentos de espectro mais amplo.

Seguindo essa tendência, o CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO HOSPITALAR da Faculdade Novoeste traz como diferenciais a presença de docentes atuantes na atividade hospitalar, com visão além da Administração Clássica, utilizando conceitos de Saúde baseados em suas experiências profissionais. O programa do curso seguirá os conceitos de Padrão de Qualidade em Saúde e Normas de Acreditação das principais instituições dentro e fora do Brasil. A possibilidade de fazer um Estágio Duplo em Instituições Privadas e Públicas dará ao aluno a visão crítica necessária às decisões de mudanças em seu momento profissional. O curso prevê ainda a chance de participação em um Intercâmbio em Instituição Internacional para agregar conhecimentos e promover o Market Share entre as diversas instituições ao nosso redor.

Fazer parte do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Hospitalar da Faculdade Novoeste traz com certeza a realização de se conseguir chegar ao nível superior em ambiente dinâmico de aprendizado, onde a qualificação dos docentes e a diversidade das experiências profissionais serão a base da construção de um conhecimento estratégico em um mercado novo e promissor.

Diferenciais da Novoeste

  • Metodologias Ativas para Alto Rendimento
  • Espaços de Aprendizagem inovadores
  • Formação humanista, com foco na inteligência emocional
  • Felicidade é disciplina obrigatória
  • Estágio-consultoria com o desenvolvimento de habilidades
  • Aulas com experiências imersivas em realidade virtual
  • 97% de satisfação no atendimento
Diferenciais do curso de Gestão Hospitalar
  • Docentes atuantes na atividade hospitalar
  • Padrão de Qualidade em Saúde e Normas de Acreditação
  • Estágio Duplo em Instituições Privadas e Públicas
  • Intercâmbio em Instituição Internacional

Coordenação

Prof.(a)

Maurício Gamarra Reggiori

Graduado em Odontologia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Pós-graduado em Cirurgia Oral pelo Departamento de Odontologia do Centro de Ciências Biológicas e de Saúde da UFMS. Estagiário em Saúde Coletiva pela UFMS. Graduado em Administração pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Pós-graduado em Administração Hospitalar e Sistemas de Saúde pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas. Bolsista de Estudos de Modo de Produção Japonês e Administração na Universidade Keio – Tóquio – Japão. Mestre em Diagnóstico de Lesões Bucais e Semiologia pela Universidade Paulista. Trabalhos em Organização de grupos em instituições de saúde, Recursos Humanos e condicionamento de grupos. Participação em consultorias para implantação de Sistemas de Recursos Humanos, Endomarketing, Marketing Estratégico, Consultoria e Desenvolvimento.  Palestrante e Professor conteudista do curso de Saúde Coletiva do EAD-UCDB. Docente de pós-graduação da Universidade Católica Dom Bosco.

Currículo Lattes

Corpo-Docente

Gestão Hospitalar

1ª semestre

Carga Horária

Introdução a Gestão Hospitalar

80h

Serviços de Atenção Direta ao Paciente

80h

Comunicação e Expressão

40h

Matemática

80h

Metodologia Científica

80h

Responsabilidade Socioambiental

40h

Carga horária total

400h

2ª semestre

Carga Horária

Contabilidade Básica

80h

Bioestatística e Métodos e Mensuração Biomédica

80h

Políticas da Saúde

80h

Organização Contábil e Financeira I

80h

Direito e Legislação Hospitalar I

40h

Empreendedorismo

40h

Carga horária total

400h

3ª semestre

Carga Horária

Organização Contábil e Financeira II

80h

Negociação e Gestão de Conflitos

80h

Marketing Aplicado

80h

Gestão e Processos

80h

Direito e Legislação em Saúde II

40h

Tecnologias Aplicadas a Saúde

40h

Carga horária total

400h

4ª semestre

Carga Horária

Planejamento Orçamentário em Saúde

80h

Administração de Materiais

80h

Comportamento Organizacional

80h

Epidemiologia

80h

Gestão da Informação em Saúde

40h

Gestão da Qualidade e da Competitividade Organizacional

40h

Carga horária total

400h

5ª semestre

Carga Horária

Gestão de Projetos em Saúde

80h

Serviços de Apoio Clínico

80h

Gestão de Farmácia Hospitalar

80h

Auditoria Hospitalar

80h

Bioética

40h

Gestão de Pessoas na Saúde

40h

Carga horária total

400h

6ª semestre

Carga Horária

Medicina e Segurança do Trabalho

80h

Documentação Técnica e Acreditação Hospitalar

80h

Tópicos Emergentes em Saúde

80h

Gestão de Resíduos de Saúde

40h

Planejamento Físico dos Serviços em Saúde

40h

Optativa

80h

Carga horária total

400h